terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vamos contribuir para salvar o planeta!

Salvar o planeta!

Com o nosso estilo de vida e o nosso comportamento quotidiano, podemos proteger ou agredir o Ambiente.

A Terra e a Humanidade estão em perigo e todos temos a nossa quota-parte de responsabilidade: aquecimento global, poluição da água, do ar, do solo e dos nossos organismos com substâncias químicas de todo o género. Diminuição dos recursos naturais; perda da biodiversidade; aumento de certos tipos de patologias: cancros, alergias, asma, esterilidade.

A fragilidade do Ambiente e da nossa saúde são realidades às quais não podemos mais voltar as costas. É preciso agir, individualmente. Não podemos esperar que a classe política (submetida aos lobbies industriais) avance com medidas concretas e realistas.

Que fazer?

Fazer boas acções diariamente.ComprasPrivilegiar os produtos reciclados ou recicláveis. Evitar o excesso de embalagens. Preferir os produtos amigos do ambiente.

Alimentação

Comprar frutas e legumes da época. Preferir os produtos provenientes de agricultura biológica ou de comércio justo.

Água

Reduzir o consumo diário. Preferir o duche ao banho de imersão. Evitar os produtos de limpeza tóxicos.

Energia

Privilegiar as energias renováveis. Optar por aparelhos de baixo consumo energético. Desligar as luzes desnecessárias.

Habitação

Fazer o isolamento térmico da sua casa. Respeitar as características arquitectónicas locais que melhor se adaptem ao Ambiente.

Mobilidade

Privilegiar os transportes públicos. Optar por veículos electricos (ecomotores) ou de baixo consumo e fazer uma boa manutenção. Adoptar uma condução defensiva e económica.

Poupanças

Escolher instituições financeiras que apoiem projectos de desenvolvimento sustentável. Investir as economias em iniciativas éticas e solidárias.

Vestuário

Comprar roupas fabricadas com produtos naturais e amigos do ambiente, evitando assim roupas feitas a partir de derivados do petroleo e produtos quimicos nocivos para a pele e cujos danos se verificam anos mais tarde.
Além do mais compre só produtos cujas marcas respeitem o bem-estar dos trabalhadores. Oferecer ou trocar as roupas já não utilizadas.

Turismo

Respeitar os usos e os costumes locais. Favorecer a divulgação dos produtos regionais. Optar pelas empresas com a marca "turismo sustentável". Utilizar a água e a electricidade com moderação.

Comunidade

Informar-se àcerca dos projectos que dizem respeito ao seu local de residência para agir. Filiar-se em associações que promovam a defesa do Ambiente e dêem prioridade ao desenvolvimento sustentável. Instigar os responsáveis eleitos a defender o desenvolvimento sustentável.

Sem comentários: