quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O JEJUM PARA DESINTOXICAR

Pensei num novo assunto para colocar no blog e surgiu da conversa com uma amiga, a ideia do jejum, muito praticado outrora , inclusive recomendado pelas diferentes religiões. E com o aproximar das festas de Natal e Ano Novo, ele é completamente indispensável para limpar o organismo dos excessos, libertando-o assim das toxinas.

Aviso: para fazer um jejum prolongado é preferível consultar um médico especialista ou um terapeuta nutricionista e seguir o tratamento sob a sua vigilância.

Em contrapartida, o que toda a gente pode e deve é fazer jejuns de 24 a 36 horas. Estão ao alcance de todos, são benéficos e não têm qualquer perigo. Além do mais, como o período de dieta é muito curto, a realimentação não levanta qualquer problema.

O hábito que é necessário vencer é a fome psicológica (que não tem nada a ver com a fome real), esse pequeno buraco no estômago que sentimos nas horas habituais das refeições. Tal sensação não dura muito, o que verificamos facilmente quando temos alguma obrigação ou trabalho que nos faz esquecer esse momento.

Para começar faça uma cura de frutos

As pessoas que nunca jejuaram devem, de preferência, começar por uma cura de fruta.

* Na véspera à noite coma uma refeição leve.
* No dia seguinte de manhã coma fruta fresca, toranjas, laranjas ou maçãs.
* Ao almoço varie a fruta se puder: peras, melão, fruta da época, etc.

Cerca das 16.00 pode voltar a comer uma ou duas peças de fruta. Esta dieta é acompanhada de água fresca, à discrição, ou de infusões. À noite coma muito pouco.

Este género de dieta pode praticar-se um dia por semana e, até, mais vezes, podendo ser eventualmente adaptada. É excelente e permite desintoxicar o organismo. É, em especial, recomendada após abusos alimentares (refeição copiosa, abuso de bebidas alcoólicas, etc.).

Em seguida, jejue durante 24 a 36 horas

Os benefícios do jejum são inúmeros e recomendáveis para todas as
afecções. As únicas contra-indicações, para certos especialistas, são a
diabetes e a tuberculose.

As pessoas obesas podem jejuar, tal como as pessoas magras; e os jovens, tal como as pessoas idosas.

Proceda da seguinte maneira:
* Na véspera à noite coma uma refeição ligeira. No dia seguinte beba apenas água. Se por qualquer razão o jejum se tornar desagradável (o que significa que a desintoxicação se está a efectuar), interrompa-o com uma refeição de fruta fresca e recomece 2 ou 3 dias depois. Na maioria dos casos, para jejuns de 24 a 36 horas, pode continuar a ter as suas ocupações habituais.
* Para um jejum de 24 horas, alimente-se ligeiramente à noite, o que na realidade consiste apenas em “saltar o pequeno-almoço e o almoço,,.

Pode terminar este jejum com uma infusão de tomilho, de alecrim ou de outra planta qualquer.

Depois de várias experiências o jejum torna-se tão simples, fácil e benéfico que certamente conseguirá converter muitos adeptos.

* As pessoas com prisão de ventre crónica podem sentir, eventualmente, um certo mal-estar, mas sem qualquer gravidade: dores de cabeça, náuseas, etc. Para o evitar basta tomar na véspera uma compota de ameixas cozidas, à qual pode acrescentar 2 colheradas de farelo, e de manhã, fazer uma lavagem intestinal com água morna com um pouco de sal.

* Para jejuar durante 36 horas, proceda da mesma maneira e só volte a alimentar-se dois dias depois, à hora do almoço, mas faça apenas uma refeição ligeira (ou de fruta fresca).

* Além de 36 horas é preferível jejuar sob a vigilância de um terapeuta competente.

Sem comentários: