quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O filme a turma

A turma, o filme de Laurent Cantet, não representa apenas uma turma num bairro problemático dos arredores de Paris, mas na minha opinião também a realidade das nossas escolas, uma vez que estes jovens não só fazem parte como são fruto da globalização, tendo os mesmos hábitos e os mesmos vícios.

Andamos eternamente a copiar e a seguir modelos educativos, fruto de experiências pedagógicas que têm vindo a ser desacreditados.

A quem interessa seguir este caminho? Que obscuros interesses se escondem por trás desta realidade?

Vivemos na era do facilitismo, onde não se exige qualquer esforço para aprender (veja-se o ponto de vista do professor Nuno Crato), que não é necessário trabalhar, que as regras de respeito e dever não são para cumprir.


Se somarmos o baixo nível cultural da população, os modelos de educação completamente obsoletos, uma televisão cuja programação é de baixíssimo nível e uma família em mudança, temos realmente um terreno favorável que leva os jovens para um mundo irreal com consequências desastrosas para a sociedade.

Um filme a ver absolutamente!

No seu livro mais recente, intitulado O «Eduquês» em Discurso Directo - o professor Nuno Crato tece uma crítica da pedagogia romântica e construtivista,, procura demonstrar «o vazio dos conceitos» e critica «a ideologia frouxa que está por detrás de uma linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado eduquês».

Sem comentários: