sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A mulher que contribuiu para a construção da Torre Eiffel

Marie-Sophie Germain (1776 - 1831) foi uma matemática francesa com importantes contribuições para a Teoria dos Números.

Ainda menina, estudou sozinha a teoria básica de números, cálculos e, até altas horas da noite, os trabalhos de Leonhard Euler e Isaac Newton. Aos vinte anos, interessada pela Teoria dos Números, e desejando discutir as suas ideias com um teórico dos números, escreveu para Carl Friedrich Gauss, considerado o Príncipe dos Matemáticos.

Embora já tivesse uma certa reputação em Paris, temendo não ser levada a sério por ser mulher, usou um pseudónimo, assinando as suas cartas como Monsieur Le Blanc. A sua verdadeira identidade foi revelada quanto o Imperador Napoleão, em 1806, invadiu a Prússia - o que levou Sophie Germain a solicitar ao General encarregado das tropas invasoras que garantisse a segurança de Gauss.

Tendo tomado conhecimento de que devia sua vida a uma certa Mademoiselle Sophie Germain, perguntou quem era sua salvadora. Germain revelou a sua verdadeira identidade.

Longe de ficar aborrecido, Gauss elogiou-a como pelas suas capacidades no domínio da Matemática.Iniciou uma carreira na Física, disciplina na qual, mais uma vez, tornar-se-ia brilhante, apenas prejudicada pelos preconceitos existentes.

Fez importantes contribuições que firmaram os fundamentos para a moderna teoria da elasticidade. Como resultado das suas pesquisas com os números primos e seu trabalho com o Último Teorema de Fermat, ela recebeu uma medalha do Instituto de França e tornou-se a primeira mulher que, não sendo a esposa de um membro, podia participar das conferências da Academia de Ciências.

Embora tenha sido ela, provavelmente, uma das mulheres com maior capacidade intelectual que a França produziu, na notícia oficial de sua morte foi designada como uma rentière-annuitant (solteira sem profissão) - ao invés de matemática, além de ter sido omitido o seu nome da relação dos setenta e dois sábios cujas pesquisas contribuíram definitivamente para a construção da Torre Eiffel - quando os seus estudos para estabelecer a teoria da elasticidade dos metais foram fundamentais para a construção daquela torre.

Sem comentários: