quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bernard Madoff o homem que montou uma fraude gigantesca

A notícia caiu que nem uma bomba (apenas mais uma das muitas que ainda estão para aparecer) no meio da Finança.

O tribunal de Nova Iorque e o FBI anunciaram a prisão de Bernard Madoff, conselheiro em investimentos em Wall Street e antigo PDG da Bolsa Nasdaq, mas pouco depois foi libertado contra uma caução de 10 milhões de dólares.

Este "Self-made man" que começou a sua vida professional como nadador – salvador nas praias de Long Island, tinha uma grande reputação, sendo considerado um dos grandes inovadores no mundo da finança electrónica.

Ele está acusado de ter organizado uma gigantesca fraude de 50 mil milhões de dólares.

Actualmente com 70 anos, ele incorre numa pena que pode ir até 20 anos de prisão e uma multa de 5 milhões de dólares, se for reconhecido culpado de ter montado uma “pirâmide” (é mais ou menos o sistema da bolha em maior escala!) de acordo com o comunicado conjunto do procurador Lev Dasssin e da policia federal americana (FBI)
Ainda de acordo com o documento Madoff revelou na quarta feira passada aos seus funcionários da "Bernard L. Madoff Investment Securities LLC" que tinha fundado uma empresa paralela fraudulenta.
Dirigindo-se aos seus funcionários, o homem de negócios declarou que estava acabado, que estava falido e que tinha perdido 50 mil milhões de dólares!

Ele reconheceu ter montado uma enorme pirâmide financeira fraudulenta, depois disse que se rendia às autoridades depois de ter utilizado os 200-300 milhões de dólares que lhe restavam, numa determinada empresa, para saldar as suas dividas em relação a certos funcionários, à sua família e aos seus amigos.

Que pensar disto tudo?

O sistema do "deixem os mercados funcionar" está podre ! Com pessoas honestas até talvez pudesse funcionar [...]. No entanto a tentação é forte demais para esses senhores que pensam que ter uma carteira recheada representa a honra, a glória, etc.
Portanto, controle-se as vezes que forem necessárias e castigue-se como deve ser (não apenas com multas ridiculas e penas suspensas).

Vamos aos factos: este senhor não tem grande castigo, pois reembolsa 5 milhões de dólares quando deu cabo de 50 mil milhões de dólares. É para rir!

Por vezes temos a impressão que as leis estão mesmo mal feitas e que o grande crime (crime de colarinho branco) compensa, pois o pobre que rouba um bocado de pão, terá um castigo similar!

Mas pensando melhor, quem é que faz ou influencia as leis?

Sem comentários: