terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Por quê dizer não aos transgênicos?

Podemos citar dezenas de excelentes motivos para se dizer "NÃO" aos alimentos geneticamente modificados, enquanto os defensores dos transgênicos só têm um argumento de peso a seu favor: o lucro.
A ganância por ganhar cada vez mais está a fazer muitos produtores fecharem os olhos para os problemas causados pelos transgênicos, e o pior é que nem o próprio lucro está comprovado, pois segundo dados fornecidos pela Comissão Técnica de Bio-segurança, os transgênicos são menos aceites que os convencionais, e por isso, quem produz transgênicos, acaba por produzir menos.

Entre os anos de 1996 e 2001, período de grande crescimento do plantio de alimentos geneticamente modificados nos Estados Unidos, a produção por hectare cresceu só 4%, enquanto que , com sementes convencionais, durante o mesmo período, a produção aumentou 25%.

Outro grande motivo para se dizer "NÃO" aos transgênicos é que os mesmos podem ser patenteados, e quando não existir mais sementes convencionais no mercado, as empresas detentoras dos seus direitos poderão cobrar quanto quiserem pelas suas sementes, fertilizantes e agrotóxicos, controlando como queiram o mercado e o que deve ser utilizado pelo produtor.

Por isso, o que é barato e lucrativo para ser produzido hoje, amanhã pode ser o pesadelo de quem planta. Os lucros da agricultura podem ser transferidos num passe de mágica para as indústrias dos transgênicos.

O agrónomo Marcelo Silva, especialista em transgênicos, explicou que a “semente suicida”, também conhecida como “terminator seed” é uma técnica de transgenia que permite a produção de sementes que geram plantas normais na aparência, que dão flores normais até o momento em que o grão se forma. “Nesta etapa, a planta mata o germe do grão. O agricultor colhe então um grão estéril”, disse.


Diga Não aos transgênicos, pois empobrecem genéticamente as sementes elaboradas ao longo de decénios ou até mesmo milénios, portanto mais resistentes e necessitando de menos produtos quimicos e cujo mérito em termos de saúde está já comprovado
contrariamente aos transgênicos.

Sem comentários: