quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mundo Islâmico versus Mundo judaico-cristão

A propósito dos comentários de D. José Policarpo, não penso que sejam ofensivos, só mentes muito perturbadas e hipersensiveis poderão sentir indignação. Quem pensa de forma diferente, deve-se informar acerca da cultura islâmica e da mentalidade subjacente a esta. A realidade é que existem muitas diferenças entre a cultura judaico-cristã e a cultura islâmica nomeadamente no que diz respeito ao papel da mulher.

No livro "O livreiro de Cabul" escrito por uma jornalista que permaneceu durante um certo período na residência de uma família islâmica, as mulheres são simples empregadas dos seus maridos, não têm dignidade nenhuma.

O livreiro mencionado no título deste livro, despreza a sua primeira esposa por causa da sua idade e casa-se novamente com uma menina que tem idade para ser sua neta, pois estes podem ter 4 mulheres simultaneamente. A companheira dedicada que o acompanhara com zelo durante toda a vida é desprezada por estar a envelhecer e é trocada por uma nova esposa!

Outra coisa interessante é o facto das mulheres serem obrigadas a manter-se indiferentes quanto ao seu próprio destino! Quando lhe é perguntado a respeito de um futuro casamento com um pretendente escolhido pela sua família, elas não podem demonstrar nenhum sentimento, seja ele de concordância ou de repulsa pelo futuro noivo.

A mulher deve manter-se calada para demonstrar obediência!
Neste livro conta-se a história de uma menina que estava a receber secretamente cartas do seu vizinho. Num belo dia eles resolvem entrar num táxi e dirigir-se a um parque para dar um passeio. A menina apreensiva, não permaneceu muito tempo ao lado do rapaz e voltou logo para a sua casa. Quando lá chegou foi espancada pela sua família, que tinha descoberto as cartas e o passeio ao parque.

Todos na redondeza passaram a tratar a pobre coitada como se fosse uma prostituta! E, no fim de contas, ela seria obrigada a receber como marido o rapaz!Bem, tem muitas histórias terríveis relacionadas as mulheres neste livrio, se puder leia. Vale a pena!


Outra posição interessante é a da Psicóloga árabe Wafa Sultan
Aqui vai o link do video e um comentário interessante em Inglês tal qual eu o recebi.

Arab-American psychologist from Los Angeles

http://switch3.castup.net/cunet/gm.asp?ai=214&ar=1050wmv&ak


It is extremely surprising that the Arab financed TV station in Dubai would allow this to air. Be sure to watch this, it is so powerful I have no doubt she now has very large price on her head. I also have no doubt it won't be on the net very long. She is one impressive woman.


Nota:
"O livreiro de Cabul" de Asne Seierstad da Editorial Presença

Asne Seierstad é licenciada em Filologia Russa e Espanhola pela Universidade de Oslo. Nos últimos dez anos tem trabalhado como correspondente de guerra para diversos meios de comunicação escandinavos.

Sem comentários: