sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Diplomas Atlantis

Prepare-se pois o novo programa Atlantis (União Europeia /Estados Unidos ) abre a via para novos diplomas transatlanticos.

O objectivo geral deste programa visa promover um melhor entendimento e maior cooperação entre países da União Europeia e os Estados Unidos da América nos domínios do Ensino Superior e formação profissional, estimulando para o efeito a mobilidade de estudantes através do desenvolvimento de um curriculum multilateral, incluindo um conhecimento mais amplo das respectivas línguas, culturas e instituições.

mais informações em:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Um ano de prisão por roubar meio pão


Um juiz do Tribunal de Barcelona, em Espanha, condenou quarta-feira um mendigo francês a um ano de prisão por ter roubado, com recurso à violência, metade de um pão.


Consulte o artigo completo em:



Comentário:

Isto é incrível! Inacreditável mesmo!!! Bem verdadeiras são as tuas palavras, Luís Vaz:


«Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado:

Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado.»

Camões


(Mail recebido de um amigo e publicado tal qual)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bisfenol-A: Perigo nos biberões e plásticos



Estudos recentes demonstram que o bisfenol-A, um composto utilizado na maioria dos plásticos de uso quotidiano, poderá estar relacionado com diversos problemas de saúde.


O Bisfenol-A (BPA) é um composto utilizado no fabrico do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente, usado, por exemplo, em recipientes para o armazenamento de alimentos.


Este químico faz parte de uma lista de disruptores endócrinos, substâncias prejudiciais à saúde que imitam hormonas como o estrogénio modificando o seu funcionamento.


O estudo Toxic Baby Bottles publicado em finais de Fevereiro 2007 pelo Environment California Research and Policy Center, revela que mesmo em pequenas quantidades o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças, incluindo, cancro da mama, obesidade, aumento da próstata, diabetes, hiperactividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce.


Este estudo inclui a recolha de amostras de alguns biberões dos maiores fabricantes do mundo e as respectivas medições sobre a quantidade de Bisfenol-A libertada do plástico para o alimento.


Os ambientalistas saúdam mais este relatório e pedem que o composto seja considerado um produto tóxico. Os industriais do sector argumentam que estes resultados não são conclusivos, nem definitivos e que o composto é perfeitamente seguro.


(Informação extraída de médicos de Portugal)

Sementes de linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois O seu uso contínuo pode proporcionar O aumento da defesa orgânica e A redução do ritmo de envelhecimento celular

Serve para:

- Auxiliar no combate à acne.- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;- Auxiliar na modulação do sistema imunológico;- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;- Auxiliar no controle da glicemia - Regularizar a função intestinal.


MODO DE USAR:Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço.Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas. Para quem tem prisão de ventre é excelente bater a linhaça com ameixa sem caroço (de molho na água, tampada no frigorifico) até regularizar o intestino.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Desafio aceite



A Didas do “Farinha do Amparo” deixou-me um desafio. Consiste em dizer nove coisas a meu respeito, das quais três devem ser mentira. Aqui vai, agora tentem destrinçar a verdade da mentira e quem tiver paciência convido-o a aceitar o desafio.



  1. Já fiquei bloqueada num elevador durante 45mn.

  2. Um dos locais de que eu mais gosto, é a serra da Freita

  3. Adoro cobras, é o meu animal predilecto.

  4. Uma das minhas iguarias favoritas é “nems”.

  5. Já tive uma crise de pânico monumental num local público muito frequentado.

  6. Estive em Dharamsala, onde me encontrei com o Mathieu Ricard.

  7. Já morei em Beja.

  8. Um dos meus sonhos é largar tudo e dar a volta ao mundo.

  9. O último livro que li foi o O Codex 632.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Peixe gato ou panga: a nova aberração da globalização

O panga é um novo tipo de peixe que encontramos sobretudo sobre a forma de filetes, a um preço muito barato(?).O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exactamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.

Eis o que deve saber sobre o Panga:

Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente sector industrial, metais contaminantes, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).

O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.

Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com peixes mortos restos e ossos de secas e de solo numa farinha, da América do Sul, a mandioca (mandioca) e resíduo de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não sã não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.

Ela mais não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada.. O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...

Além disso os pangas são injetados com PEE –alguns cientistas descobriram que se injectassem as fêmeas pangas com as hormonas femininas derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonas injectáveis (produzidas por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

Ao comprar pangas estamos a colaborar com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Este comercio está a ser aceite por grandes superfícies que os vendem ao público em geral, sabendo que estão a vender produtos contaminadas.

Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar noutros alimentos: surimi (aquelas coisas com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)

(texto traduzido)

Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SAULO COUTO- LACRIMOSA




Dedicado ao João, espero que ele tenha partido para um mundo melhor!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VD

"A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos."- Victor Hugo

UNIVERSOS PARALELOS

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nadya Suleman e a polémica dos seus óctuplos

Ela é mãe solteira e já tinha outros seis filhos - e todos os 14 foram concebidos via fertilização in vitro. Além disso a dita senhora não tem ocupação, portanto não tem meios para os educar / cuidar. Ela vive com os pais que são quem já dá apoio e cuida dos seis que ela tinha. Estes estão completamente transtornados, pois suplicaram o médico para não realizar o seu projecto completamente louco.
A polémica é tal na terra do Tio Sam, que já mete médicos ao barulho, especialistas em todo e qualquer género a opinar e marcas e publicidade que não querem estar associados a este evento.
Resultado não há prendas nem sponsors para custear as despesas que a família vai ter com as crianças.
Conclusão, os adultos são uns mentecaptos e quem paga são as crianças, os mais inocentes nisto tudo.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lili Marlene



Tradução(Português)
Em frente ao quartel, diante do portão
Um poste com um velho lampião
Está ele ainda lá?
Queremos lá nos reencontrar
Queremos junto à sua ficar
Como outrora, Lili Marlene?

Nossas duas sombras pareciam uma só
E todos percebiam o amor que nos tínhamos
Toda a gente ficava a contemplar
Quando estávamos junto ao lampião
Outrora, Lili marlene?

Gritou o sentinela para avisar
Tá na hora! um atraso, três dias vai te custar
Já vou, já vou companheiro!
E dissemos adeus, com que gosto eu iria
Com você, Lili marlene?

O lampião reconhece teus passos
Teu belo caminhar Ele ilumina tudo na noite
Mas há tempos se esqueceu de mim
E se algo me acontecer..., Quem vai estar junto ao lampião,
Com você Lili Marlene?

Do alto céu; do fundo da terra,
Surge como em sonho teu rosto amado
Envolto na névoa da noite...
Será que voltarei para nosso lampião...
Como outrora, Lili Marlene?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

As caçadoras de Golden Boys

Duas jovens nova-iorquinas Megan Petrus e Laney Cromwell, decidiram criar um Blog dabagirls.wordpress.com, daba significa “Dating a Banker Anonymous”, após a derrocada da Lehman Brothers. Este Blog pretende ser o refugio de todas as mulheres que gostam de frequentar homens ricos. A crise também já chegou a esta franja da população, dado que os seus “golden Boys” viram a cotação das suas acções evaporarem-se.

O que fazer quando se pretende levar uma vida sofisticada tipo Carrie Bradshow (Sexo e a Cidade)? A solução é criar um grupo onde cada uma poderá partilhar as suas experiências e a sua história e a forma como lidar com o FBF, ou seja o “Finance Boy Friend”, cujos recursos reduziram drasticamente, ou como se vestir decentemente ou continuar a ir aos locais in em tempo de crise.


Aconselho este site a todas as dabagirls ou a todas as que o pretendam vir a ser!!
Quanto aos outros riam ou sorriam, pois o mundo do “glamour”, é por vezes um autentico percurso do combatente, onde só os mais ousados e audazes vencem.
Nem tudo o que parece é. To be or not to be , that´s the question, já dizia o outro, mas quem é que tem a resposta?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vincent Van Gogh



Vincent Van Gogh não conheceu a fama e nem a fortuna. Em toda a sua vida, o mestre da pintura vendeu apenas um quadro: Vinhas Vermelhas, em Arles. Durante os seus 37 anos de vida, passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a pobreza absoluta. não fosse a generosidade do irmão Theodorus, que o sustentou durante muitos anos e com quem se correspondeu a vida inteira - foram mais de 750 cartas -, talvez não tivesse vivido o bastante para nos deixar sua arte.Enquanto produziu, entre 1880 e 1890, foi ignorado pela crítica e pela maior parte do mundo artístico. Só virou celebridade e foi reconhecido como o gênio que era após sua morte, em 1890. Hoje, seus quadros estão entre os mais caros do mundo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A BUSCA DE SIGNIFICADO



"O homem é fundamentalmente um ser em busca de um significado. Se existe alguma coisa que o possa preservar, mesmo nas mais extremas situações, é a consciência de que a vida tem um sentido, não obstante nem sempre imediato"
(O psicanalista Victor Frankl)

A profunda experiência de V.Frankl no campo de concentração de Auschwitz levou-o a ter como certo que cada pessoa é um ser único que pode reter uma última reserva de liberdade para tomar uma posição, ao menos, interior, mesmo sob as mais adversas circunstâncias. Nesta profunda dimensão do seu eu, nós sabemos que "não apenas somos, mas a cada momento devemos decidir o que seremos". "Quando somos despojados de tudo o que temos - família, amigos, influência, status e bens - ninguém nos pode tirar a liberdade de tomar a decisão do que nos devemos tornar, porque esta liberdade não é algo que possuímos, mas algo que somos. Por isso mesmo todo homem tem o poder e a liberdade de elevar-se acima do seu próprio eu e tornar-se um ser humano melhor.
É fundamental também para V.Frankl a certeza de ser a básica motivação para viver, não a busca de satisfações, poder ou riquezas materiais, mas o encontro de um significado. Aqueles podem apenas contribuir para o nosso bem estar, mas são simplesmente meios utilizados para atingir um fim, quando usados de forma significativa.
Será esta concepção sobre nós mesmos e sobre o lugar que ocupamos na vida que nos poderá ajudar a dar-lhe sentido, não obstante as tragédias pelas quais devamos passar. Essa concepção antropológica exige pois que estejamos convictos de que, além de nossas dimensões físicas e psicológicas, possuímos uma dimensão espiritual ou noética, especificamente humana (espiritual, não no sentido religioso, mas no de vida mental ou intelectual que supõe um princípio de acção transcendente à materialidade do ser). O homem, na sua integralidade, compreende as três dimensões, mas é a dimensão propriamente humana que permitirá à pessoa transcender a si mesma e fazer dos significados e valores uma parte fundamental da sua existência. Neste sentido, cada pessoa é um ser único, vivendo através de infinitos momentos únicos e insubstituíveis, cada um deles oferecendo um significado em potencial (isto é, aberto também para o futuro). Se reconhecermos este potencial e formos capazes de corresponder a eles, nossa vida terá um sentido e a conduziremos de forma responsável.


Para V.Frankl, unicamente quando nos elevamos à dimensão do espírito (mente) tornamo-nos um ser completo. A dimensão humana é a dimensão da liberdade: não a liberdade proveniente das condições, quer sejam elas biológicas, psicológicas ou sociológicas; nem a liberdade de alguma coisa, mas liberdade para alguma coisa, a liberdade de tomar uma atitude concernente às condições. E somente nos tornaremos seres humanos completos quando atingimos esta dimensão de liberdade. Somos prisioneiros da dimensão do corpo; somos conduzidos pela dimensão psiquico-afetiva, mas na dimensão do espírito somos livres. Nós não apenas existimos, mas podemos exercer influência sobre a nossa existência. Podemos não só decidir sobre que espécie de pessoas somos, mas que espécie de pessoa poderemos vir a ser. Dentro da dimensão noética somos nós que fazemos a escolha.


Ignorar a dimensão espiritual é reducionismo, e aí está a origem do nosso mal-estar, da sensação de vazio e de que a vida está desprovida de significado. O perigo de semelhante reducionismo nunca foi tão grande como agora. Frankl não nega que as forças biológicas, sociais e psicológicas exerçam grande influência sobre nós; mas, como declarou, "o homem é determinado, porém jamais pandeterminado". Sob as mais restritas circunstâncias, possuímos uma área na qual podemos determinar nossas acções, nossas experiências, ou no mínimo nossas atitudes, e esta liberdade de auto-determinação repousa em nosso domínio noético.


A liberdade oferece ao homem a oportunidade de mudar, de renunciar ao seu eu e inclusive de enfrentá-lo. Desta constatação pode-se tirar uma importante conclusão, de extensas consequências práticas que poderia ser formulada da seguinte maneira: "é fundamental admitir que, sob circunstâncias normais, o homem tem condições de resolver, por si mesmo, seus problemas de consciência e conflitos de valores e que a função da logoterapia consistirá simplesmente em ajudar o paciente a enxergá-los, reconhecendo não ser ele uma vítima indefesa da sua educação, do seu meio e dos seus impulsos interiores, mas que é capaz de resistir às suas influências como qualquer pessoa sadia o faz.
Entretanto, deve-se reconhecer também ser possível, em casos concretos, que os conflitos de valores ou a "frustração existencial"possam subjugar o indivíduo e conduzi-lo até à neurose".


Algumas obras de Viktor Frankl:
Psicoterapia e Sentido da Vida, Editora Quadrante, São Paulo
El Hombre en busca de Sentido, Herder, Barcelona, 1987
Ante el Vacio Existencial, Herder, Barcelona, 1984
A presença ignorada de Deus, Imago.Sinodal.Sulina, 1985

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A minha cidade!

Rosa Lopez a diva espanhola!

SAÚDE: Aviso sobre Produtos Chineses!!!
















Talvez seja importante conhecer um pouco o que se passa sobre este
tema da "MELAMINA " na alimentação , recebi este mail acerca deste assunto e decidi publicar tal qual o recebi.

Aviso sobre Produtos Chineses

1. O que é realmente o leite envenenado de que se ouve falar?

É o leite em pó, misturado com Melamina

A Melamina é um químico industrial usado na produção de plásticos.



Também é utilizado em materiais de decoração. "US resistant board"




A Melamina é usada na produção industrial e não pode ser ingerida.


2. Porque é que adicionam Melamina no leite em pó?

O mais importante nutriente do leite é a proteína, e a Melamina tem a
mesma proteína que contem Nitrogénio.













Ao adicionar-se Melamina ao leite, reduz-se a quantidade de leite e
fica mais barato, e assim diminuem os custos de produção e aumentam o
lucro.

A foto acima mostra a Melamina – não é semelhante ao leite?
É inodora, pelo que não pode ser detectada.

3. Quando se descobriu a sua adição na alimentação?

Em 2007, nos Estados Unidos, case e gatos começaram a morrer
subitamente, e descobriram que a comida para animais fabricada na
China continha Melamina.

No início de 2008, na China, houve um aumento anormal de casos de
crianças com pedras nos rins.

Em Agosto de 2008, o leite em pó chinês Sanlu acusou Melamina.

Em Setembro de 2008, o governo da Nova Zelândia solicitou à China que
verificasse este problema
A 21 de Setembro de 2008, muitos produtos alimentares acusaram
Melamina, em Taiwan.

4. O que acontece quando a Melamina é digerida?

A Melamina permanece nos rins, formando pedras que bloqueiam o seu
funcionamento.
A dor instala-se, a pessoa não consegue urinar e os rins incham.

Embora as pedras nos rins possam ser eliminadas cirurgicamente, a
Melamina pode causar danos irreversíveis nos rins. Pode levar à perda
da função renal e implicar diálise diária ou levar à morte por uremia.

O que é a diálise? É uma "lavagem ao sangue", é a filtragem de todo o
sangue por uma máquina, voltando depois ao corpo.

O processo de diálise demora quarto horas e é necessário fazê-la de 3
em 3 dias para o resto da vida.

É necessário um orifício no braço para inserir o cateter.

Porque é que é mais grave nos bebés? Porque os rins são muito
pequenos e os bebés bebem muito leite em pó.

Actualmente estão cerca de 13.000 crianças hospitalizadas na China

Não interessa quanta Melamina é ingerida, o importante é que Não seja
ingerida.

5.Quais os alimentos a evitar?

Lacticínios ou alimentos que os contenham devem ser evitados.


Lembre-se, alimentos com natas ou leite devem ser evitados.

6. Que empresas estão a ser afectadas?

Abaixo as empresas afectadas com Melamina.


7. O que fazer?

Evite os produtos abaixo por seis meses, pelo menos.

Se tem um snack bar, café ou restaurante, não venda lacticínios por enquanto.

Se tem crianças, mude para leite materno ou encontre outros substitutos.

Finalmente, divulgue esta informação, para que as pessoas conheçam os
riscos de envenenamento por Melamina no leite.


O mundo está apreensivo com os produtos fabricados no mercado negro chinês.
Como se diferenciam os produtos chineses dos feitos noutros países?

Os primeiros 3 díg
itos do código de barras indicam o país onde foram feitos.

Exemplo – todos os códigos de barras que se iniciem por 690, 691, 692
até 695 são Made in China, e os que começam por 471 são Made in
Taiwan.
Actualmente, os fabricantes chineses sabem que os consumidores estão a
evitar os produtos "made in China", pelo que estão a esconder de onde
vêm os produtos.
Contudo, pode utilizar a referência dos códigos de barras.

Lembre-se, se os 3 primeiros dígitos são entre o 690 e o 695, o
produto foi feito na China.

00 ~ 13 EUA & CANADA
30 ~ 37 FRANÇA
40 ~ 44 ALEMANHA
49 ~ JAPAO
50 ~ REINO UNIDO
57 ~ DINAMARCA
64 ~ FINLANDIA
76 ~ SUIÇA E LIENCHTENSTEIN
628 ~ ARÁBIA SAUDITA
629 ~ EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
740 ~ 745 - AMÉRICA CENTRAL
Todos os códigos 480 são produtos feitos nas Filipinas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Lição de vida de Shakespeare

Que Alternativa?

Em 1992, Francis Fukuyama, anunciava no seu livro “O fim da história e o último homem” que o capitalismo tinha triunfado para sempre.
Acontece que afirmar dogmaticamente o que quer que seja, turva-nos a visão e leva-nos a cometer erros. Hoje o capitalismo levou um grande trambolhão e estamos incertos quanto à recuperação desta queda. Os que pareciam ser os vencedores na dicotomia socialismo/comunismo versus capitalismo “quebraram a cara”.
Na verdade, a humanidade precisa de um outro tipo de sociedade, porque o sistema actual fabrica milhares de pobres, cria angustia nos que têm a sorte (provisória) de ainda terem trabalho, multiplica as guerras e arruína os recursos do planeta. O facto de pretender que a humanidade esteja condenada a viver sob a lei da selva, equivale a fazer de todos nós simples palermas destituídos de qualquer sinal de inteligência.


Como conceber uma sociedade mais humana capaz de oferecer um futuro decente a todos?


Eis um debate que nos incumbe a todos lançar, sem tabus!