Estudos recentes demonstram que o bisfenol-A, um composto utilizado na maioria dos plásticos de uso quotidiano, poderá estar relacionado com diversos problemas de saúde.
O Bisfenol-A (BPA) é um composto utilizado no fabrico do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente, usado, por exemplo, em recipientes para o armazenamento de alimentos.
Este químico faz parte de uma lista de disruptores endócrinos, substâncias prejudiciais à saúde que imitam hormonas como o estrogénio modificando o seu funcionamento.
O estudo Toxic Baby Bottles publicado em finais de Fevereiro 2007 pelo Environment California Research and Policy Center, revela que mesmo em pequenas quantidades o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças, incluindo, cancro da mama, obesidade, aumento da próstata, diabetes, hiperactividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce.
Este estudo inclui a recolha de amostras de alguns biberões dos maiores fabricantes do mundo e as respectivas medições sobre a quantidade de Bisfenol-A libertada do plástico para o alimento.
Os ambientalistas saúdam mais este relatório e pedem que o composto seja considerado um produto tóxico. Os industriais do sector argumentam que estes resultados não são conclusivos, nem definitivos e que o composto é perfeitamente seguro.
(Informação extraída de médicos de Portugal)
2 comentários:
Gostei de te rever, beijos
Olá! Como vai??
Hummm, acertou só uma, no meme da verdade e mentira. hehe
* Moro no Mato Grosso há mais de um ano sim,
* Entendo um pouco de arabe, mas não falo muito bem.
* Esotu me tornando sim muçulmana.
Beijos e um lindo fim de semana!
Enviar um comentário