sexta-feira, 29 de maio de 2009

O vício do açúcar

Há algum tempo atrás deparei-me com a informação de que cada português consome, em média, 35 quilos de açúcar por ano, ou seja, cerca de 100 gramas por dia, o que equivale a cerca de 12 pacotinhos de açúcar iguais aos que usamos no café, mas os campeões desse consumo são os Americanos (Estados Unidos) com 72Kg por ano(de acordo com o relatório da OCDE).

A razão pela qual se deve eliminar o açúcar

O açúcar refinado é considerado um antinutriente porque, além de não dar nutrientes nem energia vital para o organismo ainda rouba e/ou destrói vitaminas e minerais importantes, como o cálcio e o magnésio e as vitaminas do complexo B, além de provocar doenças como osteoporose, arteriosclerose (endurecimento das artérias), cancro, desequilíbrio imunológico, e perturbações no metabolismo relacionadas com obesidade, depressão, hipoglicemia, diabetes e Cálculos biliares.

No entanto o corpo também não sobrevive sem glicose, mas o ideal é captá-la da frutose (o açúcar das frutas) muito mais benéfica, já que não causa danos celulares, envelhecimento precoce, baixa das defesas, e até diabetes e hipoglicemia.

Açúcar escondido

Adoçantes Sintéticos:
E 420 — Sorbitol
E 421 — Manitol
E 950 — Acessulfame
E 951 — Aspartame
E 952 — Ciclamato
E 953 — Isomalte
E 954 — Sacarina
E 955 — Sucralose
E 957 — Taumatina
E 962 — Sal de aspartame-acessulfame
E 965 — Maltitol
E 966 — Lactitol
E 967 — Xilitol

uma lata de refrigerante = 5 pacotes de açúcar·
um copo de néctar de pêssego = 3,6 pacotes de açúcar·
um leite achocolatado = 2,8 pacotes de açúcar·
um iogurte de aromas = 1,4 pacotes de açúcar·
uma refeição de papa de bebé = 1,6 pacotes de açúcar·
uma colher (de sopa) de ketchup = 0,8 pacotes de açúcar

1 comentário:

rogerio franco disse...

Impressionante e vale a pena reflectir sobre a barbaridade deste consumo. Então a defesa do consumidor não tem nada a dizer? E a UE?. Nas escolas os jovens alimentam-se de uma maneira completamente fora de controle no aspecto do equilíbrio alimentar. A publicidade aliena completamente, e até desinforma!
Desafio alguém a estar 1 ano sem consunir desse açúcar artificial. Depois, ao fim desse ano comam uma colher de açúcar e expliquem qual a sensação. Eu digo-vos, pois já fiz essa ezxperiência: É terrível a sensação! Parece que estamos a ingerir ácido. O ardor é insuportável. Que veneno!