sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Simão Toco, o Profeta Angolano

Simão Toco nasceu em Fevereiro de 1918, no norte de Angola, em Quisadi quibango e é considerado um profeta africano. Iniciado muito jovem no culto baptista, numa linha de pensamento próxima de Simão Kimbangu. Ele funda um movimento religioso inicialmente denominado “Kitawala” e que persegui-a sobretudo o poder colonial Belga no Congo, onde vivia pouco antes da independência deste.
Fundação da igreja tocoísta, ocorre em 25 de julho de 1949 e o que assinala o nascimento deste movimento, é a narrativa da descida do Espírito Santo sobre Simão Toco e seus companheiros, numa noite de oração, quando estes começaram a tremer, falar em línguas desconhecidas e citar passagem da Bíblia, notadamente Actos I e II.

Uma vez presos e deportados pelo regime belga e entregues ao governo Português, em 1950, o movimento tocoísta adquiriu uma nova dimensão. Simão Toco e seus aderentes foram espalhados por diversas partes do território angolano, no intuito português de enfraquecer o movimento. Todavia, este espalhamento (que incluiu sucessivas transferências de Simão Toco para várias regiões do país) resultou na disseminação da doutrina tocoísta, tornando o movimento trans – étnico e nacional e não apenas de carácter bakongo/angolano.

As características da doutrina tocoísta eram basicamente a de recusa do regime colonial, sem no entanto estabelecer uma ruptura a nível político com este regime, adoptando uma postura de obediência às autoridades e de dedicação ao trabalho e aos estudos, com ênfase no aprendizagem da língua portuguesa. A separação (espiritual) operada pelo grupo religioso do “mundo dos brancos” foi acompanhada do rompimento com alguns valores tradicionais, sobretudo relacionados às autoridades tradicionais.

Esta atitude indica a vontade de alheamento do grupo religioso tanto do sistema burocrático colonial (mundo dos brancos) como do sistema “costumeiro” (poder tradicional).
Neste caso, a importância dada às mulheres na hierarquia da igreja, a proibição da poligamia e a adopção de algumas regras de vestimenta (à ocidental), corte de cabelo e uso de símbolos de identificação indicam esta posição refractária ao sistema tradicional e de criação de um grupo à parte.

De acordo com alguns relatos, Simão Toco, seria portador de alguns poderes sobrenaturais, o que teria motivado o Papa João XXIII a enviar um emissário para se encontrar com ele em 1962. Outro facto referido, seria a afirmação nos anos 80 de João Paulo II, de que “Cristo é Africano e vive no norte de Angola”

Simão Toco morre na noite de 31 de Dezembro a 1 de Janeiro de 1984.

É de referir a implantação do movimento tocoísta no Japão.

Para saber mais ler: "Simão Toco - A Trajectória de um Homem de Paz" editor
: Editorial Nzila


A Grande Conspiração de Robert Goodman - Hermética

9 comentários:

Unknown disse...

Ola Sra Isa,
Com os melhores cumprimentos felicito o teu trabalho em torno do Profecta Simao Toco. É verdade que falar de Toco, é falar de um profeta tao anónimo e tao visivel como marca da emancipação espiritual em Angola. foi com este propósito que trabalhei árduamente nesta obra " A Trajectória de um Homem de Paz " editorial Nzila - Luanda Angola cuja 1ª ediçao ja está esgotada. Espero que tenha aprendido pouco mais sobre Simão Toco.
Muito agradeço a dedicação,
Joaquim Albino
e-mail- joaquimalbino kisela@hotmail.com

Lando Vemba disse...

Grande trabalho, adorei imenso foi bom saber que ainda ha pessoas preocupadas em mostrar aos outros a realidade pela qual muitos nem se quer acreditam. N'Fumu Simao foi um homem guiado pelo Soberano Deus, um homem que nunca elevou-se e nem fez o que nao devia, porque ele sabia o que Cristo disse: Sejamos so irmaos. E o que estava sobre ele, e que os homens nao entendiam lhe foi posot por Deus Soberano. Muito obrigado, pois aprendi por aqui o que nunca soube, que Deus de Mayamona abencoe-te.
Joao Lando vemba

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Bom dia!!!
Andando á procura do livro encontrei o seu blogue, parabéns pela qualidade e também por este tema da minha terra. Quando nasci, em Tombwa, Simao Toco estava com residencia fixa no farol da ponta Albina. O Farol, vivia no farol!!!
Kandandu

Avelino Vela disse...

O nosso DEUS e' maior de todos os deuses.

josecanhanga disse...

olá mano bendito seja o Deus do PAI MAYAMONA e nosso tambem que te eluminou pra divolgares ao mundo a esta personalidades tão importante que pra o mundo apesar de que o mesmo não o conhece falar do pai é falar dos feitos de Deus no nosso meio por isso mta força e que continuas estamos consigo.aquele abraço

Unknown disse...

Garcia Panzo
Quero a gradecerpor este trabalho tão bonito e verdadeiro que publicastes em nome daquele que é e será sempre uma lenda viva no nosso meio sua Santidade o Profeta SimÃO g. Toco.
isto é para que o mundo saiba que realmente Simão foi e será sempre um homem de deus e amigo de Cristo
Que Deus pai todo poderoso e Criador da Humanidade te abençõe sempre Siga sempre para sempre.

Edson LF Quilombo disse...

Ola, eu sou o Edson LF Quilombo, pregador da santa e bendita palavra de JESUS de Nazaré; escrevo para alertar a Sra Isa Aveiro, em particular e a todos os que hao de ler esta mensagem, em geral que, JESUS CRISTO nao foi,nao é e nunca sera nem negro,nem muito menos africano, Ele foi nazareno e eternamente é celestial. Simao Toco nao é Jesus Cristo nem é salvador de ninguem;o minimo que ele poderia ser é pregador,isto é se realmente foi. O unico nome que salva é o nome de JESUS CRISTO (Atos4:10-12); somente Ele é digno de ser exaltado,glorificado e adorado.

sevejocosilva disse...

No texto que lí e nos comentários feitos não encontrei afirmativas de que Simão Toco era Jesus Cristo. Profeta sim, este é o epíteto. O mundo está a precisar de profetas.
De homens de coração e mente puras, capazes de estar em paz e também de dinfundí-la.
Para isso não precisa ser desta ou daquela etinia; ser deste ou daquele continente.
O comentário aqui postado pelo Sr. Edson LF Quilombo - que se apresenta como sendo pregador da palavra de Jesus - é tão carente de humildade e tão farto de racismo, que fica difícil aceitá-lo como sendo pregador da palavra de Jesus Cristo.
Obrigado Isa from Aveiro por me apresentar o Sr. Simão Toco.
Sem nenhuma discussão de santidade, sua história é a de um grande homem. Profeta ou não, certamente um grande ser humano.

Unknown disse...

boa noite pessoal.queria acrescentar no concerne a historia ou o principio do tocoísmo que vem de toco.anteriormente Simão toco foi membro da igreja,um evangelista da palavra de DEUS,acontece que em 1946 em leopoldville cidade capital da república do Congo,realizou-se uma conferencia missionaria vários missionários batista vindo de diversas parte do mundo,esta conferencia durou cerca de três dias onde se abordou temas como,o aumento da civilização em África,a expansão do evangelho, no decorrer desta conferencia os missionários escolheram três africanos para dirigirem orações a DEUS, de sorte que foi três angolanos cada um fez um pedido ,um pedia o desenvolvimento econômico em África,outro a civilização e a igualdade entre negros e brancos e Simão Toco pediu a descida do ESPÍRITO SANTO em África.este pedido foi atendido depois de três anos em 1949. Quando Simão Toco quando ele convida o grupo coral que lel mesmo dirigia como mestre para uma vigília realizada no dia 24 de julho tendo o inicio as 22:horas até as madrugadas do dia 25 de julho 00:horas e 1949 houve a descida do espírito santo naquele lugar houve profecias e sinais naquele dia.