terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nikola Tesla



Nikola Tesla (Smiljan, 10 de Julho de 1856Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, na Fronteira Militar, no território da actual Croácia.

Tesla colaborou com Edison em 1884, mas ele não tardou a separar-se dele, pois ele não partilhava as suas convicções sobre a forma de produzir eletricidade.

Ele começou, então, a trabalhar com seu concorrente George Westinghouse.
A primeira central de corrente alternada, construída pela Westinghouse e por Tesla, foi colocada em uso em 1892 nas cataratas do Niágara.

Pouco tempo depois, Tesla projectou-se num “super espaço científico”, onde segundo nosso conhecimento, nenhum pesquisador, nessa época, pôde segui-lo.
Somente o banqueiro J. P. Morgan que tinha financiado a Westinghouse, pareceu ter alcançado a importância das invenções de Tesla.

Este tinha começado a servir-se do campo energético que envolve a terra, preenchendo todo o espaço denominado antigamente de éter, para dele tirar energia, a qual era, evidentemente, gratuita.


Os navios, os automóveis, os aviões, as fábricas, as casas podiam subtrair a energia directamente do campo energético do éter. Em fins de 1898, por ocasião de suas experiências em Colorado Springs, financiada por J. P. Morgan, Tesla iria produzir energia a partir do éter.

Nos nossos dias, denominamos essa tecnologia de conversão da energia gravitacional ou de energia a taquions. Morgan tinha compreendido muito bem a importância dessa invenção: os monopólios da electricidade, do petróleo, da gasolina, do carvão, etc. estariam ameaçados. Por essa razão ele provocou a paragem dos trabalhos e fez destruir o centro de Tesla em Colorado Springs.

Tesla, entretanto, não renunciou. Até a sua morte, em 7 de Janeiro de 1943, ele acumulou uma multidão de invenções; algumas foram revolucionárias, e outras tiveram uma importância que ainda é nos nossos dias incomensurável.
As suas invenções poderiam, mesmo no nosso século XXI, transformar em pouco tempo a terra num paraíso, o que, como sabeis, não é desejado pelos “seres humanos que detêm o leme”.

2 comentários:

Lumenamena disse...

Durante a noite podemos ter iluminação artificial, sem necessidade de velas ou lampiões. O mundo deve isto e muito mais à genialidade de um Homem esquecido: NIKOLAI TESLA.
O grande salto mental foi este: duas bobinas, posicionadas em ângulo recto e alimentadas com uma corrente alternada, com noventa graus de fase, entre sí poderiam fazer um campo magnético girar, sem a necessidade do comutador utilizado em motores de corrente contínua.
Fantástico este Homem, certamente atingiu a imortalidade através das suas invenções.
Nikola Tesla, será o génio a ser relembrado para a nova era que está a despontar! Tenho certeza disso!
Mesmo que nem todas as invenções não levem o nome dele, mas que se realizaram todas.
Porque Tesla ficou esquecido pelos seus colegas e pelo público? Devemos procurar as respostas para isto nos trabalhos nunca concretizados, mais do que nos trabalhos que ele conseguiu realizar.
Era dotado de memória fotográfica e, tinha habilidade de visualizar os seus inventos ao ponto de montá-los, experimentá-los e desmontá-los com total vigor dentro da sua mente, durante a vigília ou mesmo durante os sonhos. Tesla era um grande sonhador. Foi a primeira pessoa que demonstrou como transferir a energia sem fio, através do ar, para acender lâmpadas ou tubos eléctricos. Dependendo da frequência gerada ele podia controlar o acendimento deste ou daquele grupo de lâmpadas.
Quando Tesla faleceu aos 87 anos de idade, ficou posto na escuridão, esquecido por quase todos, salvo o governo norte-americano, que confiscou e levou todos os bens de Tesla para um depósito, onde permaneceram durante dez anos após a sua morte. Os boletins informativos oficiais confirmam que a colecção foi micro-filmada durante este período. O governo nega qualquer tecnologia armamentista entre os documentos de Tesla. Só podia ser!

Um Bem Haja,
Lumena

Isa from Aveiro disse...

Obrigada Lumenamena por esta partilha de informação, pois é uma forma maravilhosa de prestar tributo a este génio, tão esquecido e tão pouco divulgado.