sexta-feira, 22 de julho de 2011

A produção de carne artificial

Porquê?


…Para reduzir as emissões de gás a efeito de estufa que a criação de animais implica.

Há mais ou menos dez anos que os cientistas estudam o processo de produção de carne artificial, feita a partir de cultura de célula musculares de frango, boi ou porco em laboratório.

Este processo permitiria de reduzir de 96% a emissão de gazes a efeito de estufa que a criação intensiva de animais produz, assim como uma menor utilização de agua, terra e energia.

Um outro factor importante a considerar é o facto do consumo de carne estar em constante aumento, por exemplo o consumo de carne em 25 anos passou de 30kg a 41,2 por pessoa.


Para quando está prevista?


Se tudo correr como previsto e os laboratórios receberem o financiamento, poderemos ver aparecer no mercado daqui a 5 anos os primeiros lotes de carne artificial sobre a forma de carpaccio e mais ou menos 10 anos para esta aparecer sobre a forma de bife.


O que pensam os cientistas?


Aqui há 2 grupo que são os que são a favor e os que são contra.


A favor – Para estes é uma forma ecológica de alimentar uma população em crescimento constante.


Contra – Para estes o cultivo de carne artificial terá um custo muito elevado e a solução passaria por um menor consumo de carne, além do facto de esta técnica implicar manipulação genética com riscos para a saúde.


Será que num próximo futuro estaremos condenados a consumir alimentos artificiais? Na minha opinião é um bocado assustador!!!

1 comentário:

Lunaplena disse...

Uma forma ecológica de comer é reduzir o consumo de carne ou mesmo eliminar a carne da alimentação. Para produzir 1kg de carne são necessários 8kg de cereais e 20 mil litros de água. Já para não falar da poluição causada pelos dejectos dos animais, que vão para os solos e para a água. A produção animal emite 18% mais gases com efeito de estufa do que todos os transportes (terrestres, aéreos e aquáticos) do mundo! Dá que pensar. Essa carne artificial não pode, de maneira nenhuma, ser saudável. O ser humano sempre se aliementou de vegetais, cereais, leguminosas, sementes e alguma (pouca) carne. É a natureza que nos oferece, não um laboratória...
Neste momento existe um movimento mundial chamado "2as sem carne". Apenas um dia por semana, sem comer carne, causaria um impacto enorme a nível mundial... :)
http://www.2semcarne.com/