segunda-feira, 27 de abril de 2009

Naikan ou a arte da reflexão japonesa



A prática básica de Naikan, traduzido como “ver interiormente”, consiste em fazer-se três perguntas todos os dias:


  • O que recebi hoje?

  • O que eu dei?

  • Que problema causei?


Sem negar os aspectos difíceis da vida, Naikan coloca as coisas em perspectiva, diz Krech, que faz a si mesmo essas perguntas todas as noites.
“Quando eu listo tudo o que recebo e o que eu dou todos os dias, o que eu tenho na coluna de doação é sempre tão menor do que na coluna de recebimentos”, ele diz. “À medida que nos tornamos conscientes de que recebemos tão mais do que damos, isso não apenas nos faz cultivar a gratidão, mas também um senso de querer dar algo em retorno para o mundo.”

2 comentários:

Maria Helena disse...

Conheci Naikan através da revista Vida Simples, edição de fevereiro/2010. Já pratico o agradecimento e o perdão (Seicho-No-Ie) e quero aprofundar meus estudos e prática de Naikan,como uma forma de agradecer ao mundo pela minha passagem por esta vida. Obrigada!

Maria Helena disse...

Conheci Naikan através da revista Vida Simples, edição de fev/2010. Pratico Seicho-No-Ie desde 1993. Quero aprofundar meus estudos sobre o agradecimento, o perdão, a doação, como uma forma de agradecimento ao mundo pela minha vida e esta passagem pela terra. Obrigada!